Vazio, de Catarina Sobral
- julianatligorio
- 10 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2021
Podemos aprender muito com a leitura de uma criança!
A minha primeira leitura do livro Vazio trouxe um estranhamento. Por um lado, as ilustrações, as cores me levaram para um lugar de acolhimento, por outro, vi na personagem que representa o vazio a solidão, o que me levou a um desconforto. Deixei ele na prateleira esperando a hora de uma nova leitura.
Um tempo depois, eu estava dando aula para uma aluna de 4 anos que adorava livros e achei que Vazio seria ótimo para ela ler, por acreditar que podia ajuda-la a perceber a sua potência de leitora. Cheguei empolgada na casa dela mostrando o livro e perguntando se ela podia ler ele para mim. Ela virou e disse: “eu não sei ler”. Eu falei: “esse livro você sabe, pois é um livro de ler as imagens. O título é Vazio, e o nome da autora é Catarina Sobral”. Ela ficou animada, sentou ao meu lado, e fez uma leitura dos detalhes das ilustrações colocando a personagem que traz o vazio como a que observa tudo ao seu redor. Quando chegou na dupla de páginas que não vemos a personagem por ela se misturar ao branco da neve, ela parou e disse: “já sei porque o livro chama vazio.” Virou a página e completou: “o vazio acabou.” Depois seguiu até o fim da história e ao fechar o livro sorriu e falou: “Eu li.” Não é uma delícia ouvir a leitura por um outro ponto de vista?
Vazio é um exemplo do que chamo de livro a partir da infância, aliás, eu acredito que são todos os que trago para compartilhar aqui. Livros que trazem reflexões, provocações e conhecimentos para todas as pessoas, e que por terem uma narrativa aberta possibilitam diferentes e ricas leituras.
Catarina Sobral é uma autora e ilustradora portuguesa. Em 2014 recebeu o prêmio de ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha, pelo livro O meu avó, e Vazio foi selecionado para o catálogo White Ravans da International Youth Livrary.

Vazio
Catarina Sobral
Editora 34
Comentários