top of page

Pinóquio – o livro das pequenas verdades, de Alexandre Rampazo

  • julianatligorio
  • 18 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2021

Sou tão apaixonada por esse livro, que ele foi analisado na minha dissertação de mestrado. Primeiro fui atraída pela ilustração do Pinóquio, que aparece grande na capa. Sempre fui apegada a esta personagem, mas nunca entendi muito o motivo. Ao ler essa narrativa de Rampazo, na qual temos uma nova história com o Pinóquio, me encantei e fui reler a história que o originou por um outro ponto de vista. Foi uma experiência incrível! E com certeza, Pinóquio continuará a me acompanhar.


A narrativa de Rampazo proporciona outra olhar para Pinóquio, mas é uma narrativa que se sustenta por si mesma, ou seja, não é necessário que se conheça a história clássica para entendê-la. No entanto, o conhecimento da história que o originou traz novas camadas de interpretação.


Na narrativa Pinóquio – o livro das pequenas verdades acompanhamos a personagem se imaginando ser o outro, enquanto somos alertados pelo narrador que se ele fosse esse outro deixaria de ser quem é.


Além de trazer uma narrativa reflexiva, a materialidade do livro é um convite para que se tenha um leitor ativo, pois é através da interação corporal com a obra e da leitura simultânea do texto, da ilustração e dos elementos do design gráfico que a narrativa vai se formar na sua máxima potencialidade.


Alexandre Rampazo, o autor deste livro, é brasileiro, já publicou mais de 70 livros infantis em parceria com outros autores e 12 livros infantis de sua autoria. Recebeu importantes prêmios literários no Brasil e tem livros publicados no exterior.



ree

Pinóquio – o livro das pequenas verdades

Alexandre Rampazo

Editora Boitatá

 
 
 

Comentários


Ativo 1.png

Vamos bater
um papo?

(11) 99916-9635
contatojuligorio@gmail.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page