top of page

A menina dos livros, de Oliver Jeffers e San Winston

  • julianatligorio
  • 6 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

A menina dos livros nos leva para navegar em um mar de palavras que contém várias histórias clássicas. Na sua companhia relembramos Branca de Neve, Rapunzel, João e Maria.


Oliver Jeffers e San Winston utilizam o livro como objeto para uma viagem sobre muitos outros livros. Através de um texto simples, em conjunto com ilustrações cheias de detalhes, que são construídas com palavras, frases, letras, linhas e formas, o leitor é transportado para o mundo da fantasia e da imaginação das narrativas infantis.


Na capa temos um livro do qual saem várias palavras com referências as narrativas e cirandas infantis com uma fechadura e uma menina azul sentada sobre ele, que passa a sensação de não ser real. Junto, o título A menina dos livros.


Ao abrirmos o livro encontramos duas páginas (guardas iniciais) completamente preenchidas por títulos de obras clássicas, o que faz o leitor começar a relembrar as suas obras preferidas.


A narrativa começa com o texto “Eu sou a menina dos livros. Venho de um mundo de histórias” e a ilustração da menina em preto e branco lendo um livro e sentada em uma jangada. Do livro que lê sai a frase “ Era uma vez uma menina que adorava ler” acompanhada de letras soltas. A partir daí acompanhamos a imaginação da menina e o passeio para qual convida um menino e os leitores.


São muitas as aventuras que percorremos através do mar de palavras e do mundo de faz de conta por montanhas, florestas, castelos mal assombrados até chegarmos a casa da invenção, onde a menina revela que todos podem entrar porque a imaginação é livre!


São diversas as camadas de leitura, por isso é um livro delicioso de ler e reler!


A menina dos livros foi vencedor do prêmio Bologna Ragazzi, que é uma criação da Feira do livro de Bolonha, na Itália, o mais importante evento do segmento infantil e juvenil do mundo.


Oliver Jeffers é um artista, ilustrador e escritor da Irlanda do Norte. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e ele recebeu diversos prêmios pelas suas obras.


Sam Winston é artista plástico e já exibiu seu trabalho em museus e galerias por todo o mundo. Livros de artista de sua autoria integram as coleções permanentes de Tate Britain, do British Museum, do MoMA e da Biblioteca do Congresso, entre muitos outros. A menina dos livros é seu primeiro livro infantojuvenil.


ree

A menina dos livros

Oliver Jeffers e Sam Winston

Tradução de: A child of books

Editora Pequena Zahar

 
 
 

Comentários


Ativo 1.png

Vamos bater
um papo?

(11) 99916-9635
contatojuligorio@gmail.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page